Menos açúcar e muito sabor

O consumo de açúcar sempre esteve associado a uma recompensa, algo que conforta, mas sua ingestão diária deve ser moderada.

No caso das crianças, recomenda-se zero açúcar até os dois anos de idade. Escutei algo da Dra Filó (Filomena Camilo do Vale) no Seminário de Mães 2016 que me chocou muito.

Existem estudos recentes que apontam que o consumo diário de açúcar contido em uma caixinha de suco industrializado equivale a uma dose de cachaça, quando se associa os danos causados ao organismo, no caso das crianças. O açúcar é considerado uma caloria vazia, ou seja, um produto que possui alto valor calórico mas que não agrega em nutrientes.
Existem várias formas de adoçar as receitas sem o uso do açúcar. Como exemplo cito uvas passas, damascos secos, tâmaras desidratadas e ameixas secas. Assim como algumas frutas, com alto poder adoçante. A mais utilizada por aqui é a banana; quando bem madura, adoça muito bem. Mel de abelhas e melado de cana são excelentes opções também.
Por isso, hoje trago uma opção de bolo sem açúcar e leite.
Vamos à receita:
Bolinho integral de frutas
Xícara medidora: 240 mL

Ingredientes:
-3/4 xícara de suco de laranja
-3/4 maçã pequena com casca (1/4 para decorar)
-3/4 pêra média com casca (1/4 para decorar)
-1 banana prata pequena bem madura
-2 ovos médios caipiras
-1/4 xícara + 2 colheres de sopa de uvas passas pretas
-1/4 xícara de óleo girassol
-3/4 xícara de farinha de trigo integral
-1/2 xícara de aveia em flocos
-1 colher de sopa de fermento em pó.

Preparo:
Bata muito bem no liquidificador o suco, os ovos, o óleo, as frutas e 1/4 xícara de uvas passas. Despeje em um bowl e acrescente a farinha e a aveia. Mexa muito bem. Adicione o restante das uvas passas e misture. Incorpore o fermento delicadamente. Coloque a massa em forminhas de cupcake e decore com o restante da maçã e da pêra picadas. Coloque também uma uva passa em cada para compôr. Asse em forno pré-aquecido a 180•C por aproximadamente 15 min ou até que finque o palito no centro e saia seco (teste do palito).

Dica:
Deixe a maçã e a pêra (para decorar) de molho em suco de laranja enquanto prepara o bolo para não escurecer).
Rend.: 14 unid (forma cupcake)
Observação: bolos 100% integrais tendem a ficar menos macios e fofos. Caso queira melhorar essas características, coloque metade da quantidade de farinha (comum) e a outra metade (integral).

Vem ver mais dicas e receitinhas incríveis? Me encontre:
Instagram: @comidinhasdotutu
Facebook: facebook.com/ComidinhasDoTutu

1+

Bruna Passos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *