Higienização de alimentos – proteja sua família

Para consumir frutas e verduras é fundamental fazer uma boa higienização. Higienização = limpeza + desinfecção. Essa contaminação por bactérias presente naturalmente na superfície das frutas e verduras podem provocar doenças como diarréia e intoxicação.

A forma mais eficiente de higienizar as frutas e hortaliças é usar água corrente, uma escovinha própria para retirar as sujidades mais grosseiras como terra e posteriormente água sanitária. É preciso lavar os vegetais folhosos folha a folha e os legumes e frutas um a um em água potável para só depois imergir em solução clorada. Se não higienizamos o mamão, por exemplo, na hora de cortar a fruta, as bactérias que estão por fora, na casca, vão entrar para a polpa e iremos consumi-las. Para cada litro de água, utilize uma colher de sopa de água sanitária e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

Na hora de escolher a água sanitária, é importante conferir se ela tem registro no Ministério da Saúde e se a mesma pode ser utilizada para este fim. Leia o rótulo. Quando higienizamos as frutas e as hortaliças com uma solução clorada, eliminamos uma carga de bactérias que está por fora desses alimentos e conseguimos retardar o processo de deterioração deles. Isso ajuda na conservação também. Lembrando que este processo não elimina agrotóxicos, para isso, deve-se consumir produtos orgânicos.

Higienização de alimentos - proteja sua família

Dica: para higienizar uvas, não as remova do cacho, senão a parte exposta (onde estava o cabinho) irá absorver o cloro.
Para guardar os legumes e hortaliças no refrigerador utilizo vasilhas plásticas com tampa como a da foto, facilita muito o armazenamento. Existem alguns legumes que desidratam quando colocados na geladeira. Uma forma de evitar esse tipo de inconveniente é embalá-los em filme plástico, ele é semi permeável e permite que o legume continue respirando, prolongando o tempo de conservação. Lembrando que devem ficar na parte mais baixa do refrigerador, na gaveta.
Quer aprender outras dicas sobre segurança alimentar e para facilitar seu dia a dia?
Onde me encontrar:
Instagram: @comidinhasdotutu
Facebook: Comidinhas Do Tutu

1+

Bruna Passos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *