Fast-food saudável, é possível?

Claro que sim! E com muito sabor.
Quando éramos crianças na minha casa existia o dia do “fast-food”. Minha mãe preparava hambúrgueres caseiros e recheava a mesa de ítens para montarmos nosso próprio sanduba. Era muito divertido, eu me sentia uma verdadeira mestre cuca.
Por isso hoje trago duas opções deliciosas e super fáceis de preparar e encorajo vocês a levar os pequenos para colocar a mão na massa.
Mini hambúrguer nutritivo
Ingredientes:
Xícara medidora: 240 mL
-1 xícara de patinho bovino moído;
-1 unidade ovo grande;
-1/4 cebola grande picada grosseiramente;
-4 dentes de alho;
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
-2 colheres de sopa de salsinha fresca picada;
-2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada;
-sal à gosto;
-3/4 xícara de cenoura ralada (ralo fino);
-1 colher de sopa de farinha de aveia.

Preparo:
Bata no processador a carne, ovo, cebola, alho, azeite, salsinha, cebolinha e sal. A massa precisa estar homogênea. Transfira para um bowl. Adicione a cenoura ralada e a farinha de aveia, misture com as mãos até incorporar todos os ingredientes. Molde os hambúrgueres com as mãos ou utilize um aro de inóx próprio para isso. Para cada hambúrguer utilizei 1 colher de sobremesa de massa.
Para grelhar: aqueça uma frigideira antiaderente untada com azeite, coloque o hambúrguer e tampe para cozinhar. Se necessário pingue água. Deixe dourar dos dois lados.
Para assar: unte uma assadeira antiaderente com azeite, disponha os hambúrgueres, leve ao forno pré-aquecido a 200•C por aproximadamente 25 min, virando na metade do tempo.
Para congelar: forre uma assadeira com papel manteiga. Disponha os hambúrgueres deixando espaço entre eles, leve ao freezer por aproximadamente 5h ou até que congele completamente. Transfira para saquinhos apropriados, coloque etiqueta com nome e data de fabricação. O tempo de armazenamento é de no máximo 30 dias.
Rendimento: 10 unidades (6 cm de diâmetro cada).
Sugestão de montagem:
Molho: 1/4 xícara iogurte natural, 2 colheres de sopa de queijo cottage, 1/2 colher de sopa de azeite de oliva e 1/2 colher de chá de ervas finas (manjericão, salsinha, cebolinha, sálvia, tomilho e manjerona). Misture tudo muito bem.
Passe o molho no pãozinho (utilizei de batata), coloque o hambúrguer, adicione alface e tomate. Cubra com um pouco mais de molho e feche. Basta saborear!

Acompanhamento:
Chips de batata doce
Descasque uma batata doce média em corte em fatias finas com a mesma espessura. Forre uma assadeira antiaderente com papel manteiga e unte o mesmo com azeite de oliva (uma camada generosa). Disponha as fatias sem encostar umas nas outras e leve ao forno pré-aquecido a 210•C por aproximadamente 15 min. Precisa ficar de olho para não queimar.
Pode ser feito com batata inglesa também, apenas lembre-se de colocar um pouquinho de sal.

Quando testarem em casa, contem pra gente como ficou!

Onde me encontrar:
Instagram: @comidinhasdotutu
Facebook: Comidinhas Do Tutu
Snapchat: comidinhasdotut

1+

Bruna Passos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *