A partir de agora, as crianças de zero a seis anos e suas famílias vão ter um espaço, em Belo Horizonte, dedicado à infância plena para brincarem juntos e ter experiências criativas, voltadas para um desenvolvimento saudável e feliz dos pequenos. Trata-se da Aldeia Jabuticaba que começa a funcionar para o público no dia catorze de junho.

02

A proposta da casa de brincadeiras surgiu diante da falta de lugares, em Belo Horizonte, para as crianças se divertirem livremente, de maneira autônoma, com a participação consciente e ativa da família e daqueles que as cercam. Essa constatação motivou a psicanalista e mãe empreendedora Pollyanna Xavier a fazer das brincadeiras um negócio sério. Daí surgiu a Aldeia Jabuticaba! O espaço lúdico tem como sede uma casa com um belo quintal, onde as crianças poderão se divertir à vontade. A inspiração veio da Casa do Brincar, que é sucesso em São Paulo. Desde julho de 2015, Pollyanna recebe consultoria da empresa paulista, uma das pioneiras no Brasil no ramo de atividades infantis, que resgata o livre brincar para fortalecer o desenvolvimento pleno na primeira infância.

 

Brincadores, vivências e Dança Materna 

A Aldeia Jabuticaba apresenta um formato inovador. No lugar de monitores, brincadores de várias profissões estarão sempre prontos para oferecer atividades sem fins pedagógicos, em horários flexíveis. É só chegar e brincar, sem inscrição ou matrícula. Os pais podem optar também por pacotes por hora, dias ou de acordo com suas necessidades. Somente as atividades oferecidas por parceiros, como a Dança Materna, requerem inscrição.

A casa valoriza o brincar com materiais de largo alcance, como tecidos, caixas, potes plásticos, folhas e outros elementos da natureza, já que estimulam a criatividade e possibilitam inúmeras brincadeiras. Haverá também vivências de jardinagem, musicalização, artes, culinária, movimento, leitura e criatividade. As crianças de até três anos devem estar acompanhadas de um adulto.

Tudo isso para ampliar o repertório, despertar a curiosidade e talentos, fortalecer o convívio familiar e o desenvolvimento infantil.

 05

A Aldeia Jabuticaba quer incentivar o livre brincar em toda a cidade e para isso já firmou inúmeras parcerias. Conheça o que está sendo preparado com muito carinho para acolher as crianças e toda a família:

 

Filme Território do Brincar – exibição no dia 25 de maio, às 19h30, no MM Gerdau, em comemoração à Semana Mundial do Brincar. Em seguida bate-papo sobre a importância do brincar com Pollyanna Xavier, psicanalista e idealizadora da Aldeia Jabuticaba, e Cristina Braga, arte-educadora do Instituto O Pequeno Pajé.

Quintal de Amor e Trocas – o evento criado pelo O Quintal da Guegué conta agora com o apoio da Aldeia Jabuticaba. Ele ocorre a cada dois meses, em vários parques da capital. O próximo é no dia 26 de maio, das 10 às 12h, no Parque Renato Azeredo, bairro Palmares, região Nordeste de BH.

04

Uma Tarde no Museu – o projeto oferece atividades lúdicas que incluem lazer, cultura e diversão. O evento acontece no último sábado do mês, desde março, no MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. No dia 28 de maio, das 14 às 18h, tem edição especial para comemorar a Semana Mundial do Brincar com brincadeiras tradicionais de rua e show com O Quintal da Guegué. Excepcionalmente, no mês de junho, o projeto vai ser realizado no dia 18 porque o MM Gerdau irá receber o Savassi Festival. Brincadeiras juninas tradicionais e uma grande quadrilha fazem parte da programação. Veja as datas e os temas dos próximos eventos:

30/07 – Férias

27/08 – Folclore

24/09 – Primavera

29/10 – Mês das Crianças

26/11 – Música

 

BH Classificação Livre – no dia 5 de junho, acontece o primeiro encontro do projeto criado por diversos atores ligados à infância, entre eles Pollyanna Xavier, idealizadora da Aldeia Jabuticaba. Será um dia de brincadeiras simples e livres, e também de debate sobre a Beagá que queremos construir com e para as crianças. O objetivo do grupo é planejar e construir uma cidade e uma sociedade menos adultocêntrica, que seja de todos e para todos, independentemente de idade. O encontro vai ser na Casa Imaginária, Rua Cristina, 1261, bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital.

 

CoolHowzinho – nas férias de julho o projeto vai aproveitar a infraestrutura da Aldeia para oferecer vivências focadas na educação infantil para a criatividade e inovação.

 

Casa aberta para atividades extras

A preocupação com a primeira infância é o foco da Aldeia Jabuticaba, por isso irá oferecer também cursos sobre o tema, além de consultoria para criação, montagem e acompanhamento de espaços de brincar. A casa irá funcionar de 3ª a 6ª, das 8 às 18h e Sábado, das 9 às 15h. Nos outros dias e horários o espaço estará disponível para a realização de festas.

 

Inauguração da Aldeia Jabuticaba

14/06 – Abertura oficial para o público

Endereço: Rua Orange, 30, bairro São Pedro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

2+

Bela Aires

Desde que me tornei mãe passei a me interessar por todos os assuntos referentes à infância e maternidade. Compartilho aqui, com você!

4 comentários

///////////////
  1. Verônica Motta

    Não encontrei o endereço da Aldeia.

    0

    1. Bela Aires

      Oi Verõnica! Aí está o endereço! A inauguração será adiada em uma semana!
      Endereço: Rua Orange, 30, bairro São Pedro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
      Beijos!

      2+

  2. MARY PASSOS

    Boa tarde, Pollyana
    Lindo Projeto.Parabéns !!
    Queria conversar com você.
    Meu contato 32277770
    Programa Paulo Navarro
    mary@pnc.com.br
    Mary Passos
    991164768

    0

  3. ALINE

    É a partir de qual idade ?

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *